A prática de Yoga influencia positivamente a saúde e isso é hoje conhecido de todos os praticante e até de não praticantes. Pela prática das suas disciplinas técnicas, o Yoga trabalha de forma equilibrada todas as partes do corpo, desde forma física, ao trabalho emocional, e ao domínio mental, criando estados mentais positivos, numa atitude de optimismo e alegria de viver, aproveitando as aprendizagens de cada situação.

Pela prática de Ásana (a parte mais física do Yoga) estimula todas as glândulas de secreção interna, regulando o seu normal funcionamento. Cria um estado emocional positivo influenciando por esta via a estimulação do sistema imunológico, criando uma maior resistência a doenças e construindo saúde. Normaliza o sono, proporcionando um sono normal e reparador, aumentando a capacidade de trabalho e aumentando também a qualidade do trabalho intelectual. Ajuda a encontrar soluções criativas em situações novas e complexas.

Contudo, o Yoga pretende ir muito mais além do que criar saúde e bem estar físico, emocional e mental; este é apenas o patamar base para uma evolução consciente de todas as dimensões do ser humano, que sem saúde nunca poderá sequer vislumbrar as possibilidades de expansão de consciência reservada a todos, mas mesmo todos os Seres Humanos que fizerem esta escolha.

Escolha bem, pratique Yoga.


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.