Olá Amigos e Companheiros de Jornada, Professores e Alunos, Simpatizantes…

Aqui estamos mais uma vez a dar breves noticias!

 

A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

O corpo, as emoções e a mente existem da maneira que existem, pela existência de energia. Sem energia nada pode existir. Alguns já a experienciaram, outros podem facilmente deduzir que para que estas três substâncias funcionem, deve existir energia por trás delas. Por exemplo, mesmo que não saiba nada da mecânica que está por detrás do funcionamento de um motor, pode deduzir que existe uma fonte de energia que o alimenta para que se possa gerar movimento.

 

Assim podemos identificar quatro realidades: corpo, emoção, mente e energia. Tudo o que é possível fazer, neste plano, é feito com o corpo, a mente, as emoções e a energia: 

O caminho da devoção, chama-se Bhakti, e está relacionado com o nosso trabalho ao nível da fé.

O caminho do conhecimento, chama-se Jñana, e está relacionado com o nosso trabalho ao nível da inteligência e da mente.

O caminho da ação, chama-se Karma, e está relacionado com o nosso trabalho ao nível das ações.

O caminho da transmutação, chama-se Kriya e é a transformação da energia através da ação interna para chegar a níveis mais elevados de consciência. 

 

O caminho de evolução do Ser Humano na senda do Yoga é a combinação destes quatro caminhos. É por isso que, na evolução espiritual, há uma grande enfâse para que haja um Guru, que nos guie, de forma a que esta combinação seja a mais adequada para cada um de nós.

 

 Nem sempre estas dimensões estão alinhadas, ou seja, a mente está a pensar e a sentir de uma forma, o corpo físico de outra maneira, a energia de outra. O Yoga é a ciência de alinhar essas quatro dimensões. A palavra "Yoga" significa literalmente "União". Quando se experiencia tudo como Um, na nossa consciência, estamos em Yoga. Para alcançar essa unidade dentro de si, existem muitos caminhos, mas temos que agir, dar o primeiro passo. Então começamos com o corpo. O Yoga é uma maneira de trabalhar com o corpo, disciplinar, purificar e preparar o corpo para maiores níveis de energia.

 

Dê este passo e venha praticar Yoga! 

 

Luís Martins

Professor de Yoga

Director do Centro de Yoga de Linda a Velha

Aprovado por:
A Presidente da Associação de Yoga Chintámani
Shri Mataji Saraswati (Josefa Martins, Dra.)

Chintámani, Ano da Graça de 2018 em Janeiro