A Paz acontece primeiramente no coração dos seres humanos. A partir daí difunde-se a todos quantos estão por perto, quer seja fisicamente quer em sintonia emocional e mental.

A prática do Yoga vai a pouco e pouco trabalhando as emoções negativas, estimulando e cultivando emoções positivas de Amor, beleza, tranquilidade solidariedade, criatividade, harmonia e sentido da Unidade com o Todo Cósmico. Muda o eixo de análise e portanto de actuação, estando presente no todo e na parte com uma acuidade aumentada e um sensibilidade aguçada. A actuação será portanto em conformidade com esta nova realidade, procurando o bem comum, com a certeza de estar a aumentar o seu próprio bem estar.

Especificando: o ásana aumenta a consciência do corpo como um sistema aberto, abrindo em nós canais energéticos e estimulando o sentido estético de bem estar saúde e vitalidade; o pranayamama, cuidando de uma respiração completa e controlada pela mente e pelo corpo, aumenta a energia vital e ajuda a sua distribuição a todas as células do corpo. Cria bem-estar e harmonia, podendo diminuir o ritmo cardíaco e pacificando o corpo e as emoções e criando tranquilidade e paz interior. A concentração ajuda a dirigir a energia e a disciplinar a mente, gastando menos energia para um trabalho de maior qualidade e feito em menos tempo; o relaxamento profundo ajuda-nos a centrar em nós e no que é essencial e em vez de reactivos, escolhemos os nossos próprios desafios deixando de gastar energia com desafios do exterior que nada têm a ver connosco, em grande parte dos casos.

A meditação leva-nos a descobrir a Luz que somos Instala-se então de forma natural e selectiva, a Paz a tolerância e o amor no coração de cada praticante. Cada praticante de Yoga que tenha descoberto o grande Filão contagiará outros com o seu exemplo ou com a sua presença ou simplesmente com a Luz que irradia.

LUZ AMOR E SABEDORIA no coração de todos os SERES.


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.