A prática de Yoga, torna cada praticante mais consciente de si próprio e da envolvente externa. Remete-nos para dentro de nós, numa concentração em todas as áreas do nosso corpo durante toda a prática, melhorando tudo o que de melhor existe em nós. A concentração é uma disciplina da mente orientando-a de forma sistemática para um único objecto nos seus diversos aspectos. Com a continuidade da concentração chega-se à meditação. De forma simples, podemos dizer que meditação, a verdadeira meditação leva á fusão com o objecto de meditação. O mais comum é ser o objecto da nossa devoção, por exemplo um Mestre Iluminado, um Ser Divino (Ishvara) ou a Mãe Cósmica. Essa fusão leva a uma expansão de consciência de tal ordem que quem alguma vez teve essa experiência munca mais voltará à consciência inicial.

A expansão de consciência e a sua lembrança modificam para sempre o que a experienciou. É intransmissível mas os que lhe são próximos notam a modificação, nos seus diferentes aspectos: a doçura, a tolerância, o sorriso, a simplicidade, o olhar, a tranquilidade a harmonia que vivenciam na sua presença. Enfim, tudo mudou, mudando o eixo de observação e análise, de visão do mundo e das reais possibilidades do SER HUMANO.

Somos Seres de dimensão Cósmica, que podem alterar o seu futuro em cada acto, em cada escolha. O Importante é que passemos a ter essa Consciência. A isso chamaremos expansão de consciência que se vai alargando à medida que praticamos Yoga. Se praticarmos tempo suficiente e com a orientação adequada chegaremos à meta última que o Yoga nos propõe: a Iluminação (Samádhi).

PRATIQUE YOGA E MUDE A SUA VIDA PARA MELHOR! MELHORE-SE A SI PRÓPRIO!


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde