Esta é primeira missiva de um contacto que se pretende próximo e profícuo entre os praticantes de Yoga, Professores e Instrutores desta Associação. Destina-se também aos simpatizantes de Yoga que queiram receber notícias nossas. Neste espaço daremos notícias do Yoga e suas práticas, como Encontros, Seminários, Palestras, Aulas Extraordinárias e comemorações especiais da Associação de Yoga Chintámani, além de artigos e comentários, com uma periodicidade semestral.

Para o Ano da Graça de 2009, desejamos a todos os que nos acompanham, na prática Filosófica ou somente na Filosofia, prosperidade e abundância da Graça Divina, de Amor, de Tolerância, de Equilíbrio, Saúde e Felicidade. Principalmente sejam Felizes em qualquer circunstância, já que a Felicidade é de graça, é um estado; e tudo o mais acompanhará o vosso estado de ânimo! A todos os que nos têm ajudado a por de pé e sustentar este projecto em todos os âmbitos, apresento os meus agradecimentos em nome do Ideal que nos norteia: LUZ AMOR E SABEDORIA para sempre.

Acompanha esta primeira newsletter, um pequeno artigo subordinado á temática “Yoga Um Contributo para Paz”.

YOGA, UM CONTRIBUTO PARA PAZ:

A Paz acontece primeiramente no coração dos seres humanos. A partir daí difunde-se a todos quantos estão por perto, quer seja fisicamente quer em sintonia emocional e mental. A prática do Yoga vai a pouco e pouco trabalhando as emoções negativas, estimulando e cultivando emoções positivas de Amor, beleza, tranquilidade solidariedade, criatividade, harmonia e sentido da Unidade com o Todo Cósmico. Muda o eixo de análise e portanto de actuação, estando presente no todo e na parte com uma acuidade aumentada e uma sensibilidade aguçada. A actuação será portanto em conformidade com esta nova realidade, procurando o bem comum, com a certeza de estar a aumentar o seu próprio bem-estar.

Especificando: o ásana aumenta a consciência do corpo como um sistema aberto, abrindo em nós canais energéticos e estimulando o sentido estético de bem estar saúde e vitalidade; o pranayamama, cuidando de uma respiração completa e controlada pela mente e pelo corpo, aumenta a energia vital e ajuda a sua distribuição a todas as células do corpo. Cria bem -estar e harmonia, podendo diminuir o ritmo cardíaco e pacificando o corpo e as emoções e criando tranquilidade e paz interior. a concentração ajuda a dirigir a energia e a disciplinar a mente, gastando menos energia para um trabalho de maior qualidade e feito em menos tempo; o relaxamento profundo ajuda-nos a centrar em nós e no que é essencial e em vez de reactivos, escolhemos os nossos próprios desafios deixando de gastar energia com desafios do exterior que nada têm a ver connosco, em grande parte dos casos. A meditação leva-nos a descobrir as Luz que somos. Instala-se então de forma natural e selectiva, a Paz a tolerância e o amor no coração de cada praticante. Cada praticante de Yoga que tenha descoberto o grande Filão contagiará outros com o seu exemplo ou com a sua presença ou simplesmente com a Luz que irradia.


Josefa Martins, Drª.
Presidente da Associação de Yoga Chintámani