Olá Amigos e Companheiros de Jornada, Professores e Alunos, Simpatizantes…. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo fabuloso, feliz e cheio de optimismo, a todos os níveis! As nossas expectativas (boas ou más) tendem a realizarem-se, por isso vamos apostar tudo no optimismo, construindo boa disposição, saúde e capacidade de realização pessoal!

Estamos mais uma vez a dar noticias. Realizou-se no segundo fim-de-semana de Maio o Encontro de Yoga de Praticantes da nossa Associação, Professores e Alunos, na Cúria. É um espaço de natureza viva e luxuriante, que proporcionou a todos um retemperar de forças e um convívio agradável, além de práticas variadas, dirigidas à evolução no Yoga.

Concluíram também em Maio, o 2º módulo do Curso de Instrutores de Yoga, um conjunto de Alunos de altíssima qualidade tanto em termos técnicos como em qualidades humanas.

Realizou-se no dia 21 de Junho uma prática celebrando o Solstício de Verão, à hora legal de entrada do Verão, num local em que se combinaram os quatro elementos para o aproveitamento das altíssimas energias desse momento Mágico, Cósmico.

Continua a decorrer o 3º e último módulo do Curso de Instrutores de Yoga, cujos alunos serão um reforço efectivo de Instrutores para todos os Centros Chintámani, mas sobretudo um contributo para a evolução de todos os que nos procuram. Boa Evolução para todos, e que na caminhada tenham sempre, maior vontade de progredir….

Abriu no dia 1 de Dezembro o Centro do Yoga de Oeiras, mais um Centro do Yoga da Associação Chintámani, em Linda-a-Velha – Oeiras. É um espaço muito aprazível, exclusivamente dedicado à prática do Yoga, aberto a todos quantos queiram evoluir.

Acompanha esta segunda newsletter, um pequeno artigo subordinado à temática “Meditação para Principiantes”.

Quando se quer iniciar a prática de meditação ou concentração há algumas questões simples que se põem ao praticante. Se é praticante de Yoga, o seu Professor dar-lhe-à indicações específicas e individualizadas. O que aqui deixamos são orientações de âmbito geral, que não dispensam a prática de Yoga com um bom Professor.

Algumas orientações: 1. Arranje um local só para meditar, limpo e arejado; 2. Escolha uma hora que tenha livre e mantenha sempre o mesmo horário; 3. Sente-se com as costas direitas virada(o) para Norte ou Este; 4. Dê instruções à sua mente sobre a duração da Meditação/Concentração; 5. Concentre-se na sua respiração por cinco minutos; 6. Estabilize o ritmo respiratório; 7. Foque-se num ponto à sua escolha ou na respiração; 8. No final, Agradeça; 9. Pode, em alternativa, fazer Japa com Mantra; 10. Pode fazer Pujá no inicio, o que facilita toda a prática; 11. É importante fazer o reequilíbrio energético através da cor no início; 12. Se for no final do dia, relaxe 5 minutos, antes; 13. É sempre aconselhável tomar banho antes da Prática. Agora é só começar. O Caminho faz-se caminhando... Boa Prática!


Josefa Martins, Drª.
Presidente da Associação de Yoga Chintámani