O YOGA promove o completo despertar interior do Homem. Prepara para as alterações evolutivas que se irão processar a nível físico, bio-energético, emocional mental concreto e artístico e para além da mente.

A nível físico:
A prática do Yoga proporciona um corpo saudável e bonito, sensação de Bem-estar e Alegria de viver.

A nível mental:
A prática do Yoga, oxigenando fortemente o cérebro, proporciona concentração, discernimento e serenidade, reduzindo e mesmo anulando o “stress” do dia a dia e aumentando a eficácia da mente, proporcionando capacidade para tomadas de decisão rápidas e inspiradas.

A nível emocional:
A prática do Yoga reduz as questões emocionais à sua verdadeira dimensão e desenvolve a maturidade para resolver os assuntos de forma serena e com o mínimo dispêndio de energia.

A nível moral:
A prática do Yoga, desenvolve no praticante os princípios éticos e morais indispensáveis à auto-realização do EU (do SER).

Dito de outra forma, os cinco preceitos (Yama) do praticante de Yoga são:
Não violência 
Não mentir 
Não roubar
Não cobiçar
Não desvirtuar o sexo.

As cinco qualidades/observâncias (Niyama) são:
Pureza (de pensamentos, palavras e acções)
Alegria 
Perseverança 
Estudo e Introspecção 
Auto-entrega
(o praticante entrega ao Principio Criador todas as suas acções).

Estas são as duas primeiras etapas do Yoga de Pátãnjali, o codificador do Yoga. Segundo este Mestre que viveu no Séc. III A.C. (Antes de Cristo), sem a prática dos Yama e Niyama não é possível ao praticante avançar muito nesta senda. Esta é a verdadeira mensagem para o praticante do Yoga Ancestral. Contudo, cada um encontrará na sua prática tudo o que procurar. Não poderá chegar ao Samádhí, meta mais elevada que um yogin (lê-se youguin) pode alcançar, quem apenas desejar ter um corpo saudável e bonito.


Alice Martins
Directora do Centro do Yoga de Coimbra, Professora de Yoga e Psicóloga.